Você está na seção: Agradecimentos

Agradecimentos

"Monges, estes dois tipos de pessoa são difíceis de se encontrar. Quais dois? Aquele que primeiro age com bondade [e generosidade], e aquele que, tendo gratidão pela bondade cometida sente-se obrigado a agir em retorno. Estes dois tipos de pessoas são difíceis de se encontrar no mundo."

Dullabha Sutta AN 2.119

Gostaríamos de aproveitar este espaço para expressar nossa gratidão por todos os membros ativos e que contribuem com a manutenção da SBB como um espaço vivo e atuante na propagação do Dhamma no Brasil e América do Sul. Também objetivamos apontar contribuições que julgamos dignas de serem destacadas para o conhecimento e inspiração de todos os que já nos ajudam ou que aspiram nos ajudar.

Nos últimos anos, contamos com a valiosas ações de bondade de todos os membros que contribuíram com donativos materiais, financeiros ou de trabalho à SBB.

Também expressamos nossa gratidão àqueles que se empenham em trazer ao conhecimento do público brasileiro os Ensinamentos do Buddha e seus principais discípulos da atualidade como aqueles que criaram e mantêm os portais dedicados à divulgação do Dhamma:

Acesso Ao Insight - www.acessoaoinsight.net

Portal Dharmanet - www.dharmanet.com.br

Access To Insight - www.accesstoinsight.org (inglês)

BuddhaNet Portal - www.buddhanet.net (inglês)

"Um presente do Dhamma supera todas as oferendas."

Dhp 354

Kataññu'ta - A gratidão no contexto Budista

De um ponto de vista budista, a palavra do Pali que é traduzida nos suttas como gratidão é kataññu'ta. Esta palavra constitui-se em duas partes: kata, que significa "o que foi feito", especialmente o que foi feito para alguém; e aññu'ta, que quer dizer reconhecimento, trazer ao conhecimento. Desta forma, kataññu'ta significa reconhecer ou trazer ao conhecimento o que foi feito para outro alguém, assim como os benefícios proporcionados por esta ação.

Assim, a conotação da palavra kataññu'ta difere de forma sutil do equivalente em português, "gratidão", que carrega um significado mais emocional do que a postura cognitiva da palavras em pali. Ou seja, quando nos referimos à gratidão, no contexto do Ensinamento do Buddha, devemos ter uma abordagem mais reflexiva e completa da ação de bondade ou generosidade que foi realizada e os benefícios proporcionados a nós mesmos e aos demais.

 

 

Acontece

Notícias

Artigos recomendados

Vídeos recomendados

Como doar

Você também pode optar por fazer depósito na conta corrente da SBB:

CNPJ 34.021.832/0001-06 - Banco Itaú - Agência 0093 - C/C 06279-2.


Lembre-se de trazer o comprovante de depósito para que seja registrado e emitido o recibo de doação.

 

© 2010 - SBB - Todos os direitos reservados

Estamos abertos ao público aos domingos, das 15h30 às 18h.

Estrada Dom Joaquim Mamede, 45
Santa Tereza - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20241-390
Tel.: 21 2245-4331 | 2526-1411
sbbcursos@gmail.com

Criação e design: Néspoli - Consultoria em Internet

Última atualização:Mar/10