Você está na seção: Sala de Estudos » LTheravada

LTheravada | Lista virtual de Budismo Theravada no Brasil

A LTheravada tem o objetivo de divulgar todos os eventos, projetos, iniciativas e eventos do Budismo Theravada no Brasil e mundo. Sendo assim uma iniciativa voltada para a integração e igual tratamento a todos aqueles interessados em estudar, praticar, propagar e conhecer o Budismo Theravada no Brasil.

Para receber únicamente os comunicados e informes de programação da SBB, visite o site do Google Groups criado para este fim ou então inscreva-se na rede Grouply da SBB.

Todos os grupos, formais ou informais de meditação e estudo, que tenha como base e orientação principal o Budismo de acordo com o Cânone Pali Theravada são e serão bem vindos!

Para inscrever-se siga os passos no site do grupo ou envie um e-mail em branco para o endereço : l-theravada-subscribe@yahoogroups.com

A seguir apresentamos as linhas de orientação quanto ao teor e escopo das mensagens a serem trocadas nesta lista:

  1. A Lista LTheravada é um fórum especificamente voltado ao Budismo Theravada. Seu escopo direciona-se ao estudo e discussão, assim como para a divulgação dos eventos, iniciativas, projetos e notícias relacionados ao Budismo Theravada no Brasil e mundo. A LTheravada é permeável a receber comentários derivados de outras Escolas Budistas Tradicionais, desde que sejam não-sectários e não-proselitistas. No entanto,não serão divulgadaos textos e mensagens de seitas neobuddhistas ou derivações new age do Buddhismo. Todo e qualquer tema pode ser levantado para fins de debate, desde que fundamentado em considerações que tenham relação ao assunto "Buddhismo Theravada", assim como à sua filosofia baseada nas palavras de Buddha Gotama, conforme registrado no Canone Pali Theravada, e prática meditativa de acordo com o sistema samatha-vipassana-satipatthana, por Ele instruída.

  2. Conforme o princípio de treinamento moral-ético Budista Theravada, faz-se necessário o exercício da Palavra Correta e do convívio atento entre seus membros. É solicitado, portanto, que todos procurem estar conscientes da forma como conduzem suas opiniões, e que saibam o momento adequado de parar o debate ou - se for mais conveniente - que o continuem em caráter privado, enviando seus comentários diretamente ao(s) envolvido(s). Ao agir com tal nível de consciência de grupo, todos irão evitar que seja exercida a desagradável e arbitrária tarefa de agir para evitar a perpetuação de mensagens fora do limite de escopo da lista.

  3. A Lista LTheravada permite o envio de textos e citações diretamente ligadas ao Buddhismo -- sempre que estiver claramente discriminada a sua procedência e autor. Entretanto, não faz parte de seu escopo permitir o envio sistemático ou extenso de textos e citações de autores não-Budistas EXCETO quanto diretamente associados aos contextos e termos filosóficos Budistas tradicionais. Mesmo neste último caso, devemos compreender que os assuntos devem se manter ligados sempre ao Budismo em geral ou à Tradição Theravada, sem cair em outras considerações. O objetivo fundamental deste procedimento é evitar o uso indiscriminado de citações fora de escopo de qualquer tipo para sustentar opiniões ou crenças particulares que, em si, não possuem relação com os temas Budistas.

  4. Cabe destacar que a lista não é permeável ao envio de textos proselitistas, doutrinários ou mistificadores INCLUSIVE de teor Budista, mesmo que pretensamente derivados de tradições legítimas. Solicitamos portanto que os participantes da lista procurem ficar atentos a este fato.

Esperamos que os futuros membros compreendam que o objetivo último destas regras é evitar que a lista se torne um espaço para o envio aleatório de textos ou opiniões místicas, filosóficas ou esotéricas que, honestamente, não cabem em um fórum sério Budista (nem mesmo como tema de comparação).

Consideramos que existe grande número de fóruns religiosos e esotéricos na internet os quais poderiam abrigar mais coerentemente certos temas e textos, e que todo interessado pode ingressar nestes a qualquer tempo. Há, inclusive, a possibilidade de levantar temas paralelos em listas Budistas não-moderadas, que assim se mantém justamente por serem direcionadas a abrigar mensagens em geral, sem restrições.

Que todos possam se beneficiar da LTheravada!

Acontece

Notícias

Artigos recomendados

Vídeos recomendados

Como doar

Você também pode optar por fazer depósito na conta corrente da SBB:

CNPJ 34.021.832/0001-06 - Banco Itaú - Agência 0093 - C/C 06279-2.


Lembre-se de trazer o comprovante de depósito para que seja registrado e emitido o recibo de doação.

 

© 2010 - SBB - Todos os direitos reservados

Estamos abertos ao público aos domingos, das 15h30 às 18h.

Estrada Dom Joaquim Mamede, 45
Santa Tereza - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20241-390
Tel.: 21 2245-4331 | 2526-1411
sbbcursos@gmail.com

Criação e design: Néspoli - Consultoria em Internet

Última atualização:Mar/10