Você está na seção: Projeto Rio Buddhavihara » Introdução

Projeto Rio Buddhavihara - Semeando o Dhamma no Brasil

"E o abençoado disse aos seus discípulos contemplativos: "Estou livre, ó Bhikkhus, de todos os grilhões, humanos ou divinos.
Vocês, ó Bhikkhus, também estão livres de todos os grilhões, humanos ou divinos.
Sigam então em frente, ó Bhikkhus, pelo bem de muitos, pela felicidade de muitos, baseados na compaixão pelo mundo, para o bem, para o ganho, e para a felicidade de deuses e homens."
Mahavagga 1.11

A História da SBB

Atualmente, a Sociedade Budista do Brasil é uma instituição religiosa oficialmente estabelecida em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar o Budismo Theravada no Brasil e América do Sul. E em seus 40 anos de história tem tido um papel crucial ao servir como um local para estudo e prática.

A SBB já hospedou veneráveis membros da Bhikkhu-Sangha Cingalesa (Sri Lanka) e Tailandesa e, por um período de 20 anos teve como orientador espiritual residente o Ven. Bhante Puhulwelle Vipassi Nayaka Thero, de 1986 até seu passamento, em Setembro de 2006.

Nossas Atividades

Ao longo de sua história, a SBB teve seus portões abertos para um público sempre renovado, que participa dos Pujas e Cerimônias, Cursos e Retiros, Grupos de Estudo, etc. Livros e apostilas sobre o Ensinamento (Dhamma) estão disponíveis em nossa biblioteca e também para serem adquiridos por aqueles que desejam contribuir para a manutenção da instituição.

Por que o Projeto Rio Buddhavihara?

Mesmo que o Budismo tenha se popularizado no mundo Ocidental em suas diversas formas culturais, o Budismo Theravada ainda não é estabelecido de fato com a presença da Sangha (monásticos) em nenhum ponto de todo o continente Sul-Americano. O Cânone Pali e o Vinaya preservados por esta Escola do Budismo e por sua Comunidade Monástica (Bhikkhu-Sangha) são valiosos e universalmente reconhecidos tesouros para todas as demais Escolas e Tradições Budistas. Desta forma, o "Rio Buddhavihara" é apresentado como o único projeto atual de longo prazo que visa assegurar a presença da Sangha da Escola Theravada do Budismo no Brasil e América do Sul.

Objetivo Geral

O Projeto Rio Buddhavihara consiste em uma iniciativa que busca assegurar um lar firme e duradouro para a Sangha Buddhista Theravada, seus Ensinamentos e Prática, em solo brasileiro para todo o público sul-americano. Compreendemos que manter uma comunidade de monges residentes será crucial para assegurar a transmissão dos Ensinamentos do Senhor Buda, conforme ensinado nesta tradição.

Objetivos Específicos

  1. Estabelecer um lar permanente para manutenção de Veneráveis membros da Bhikkhu Sangha Theravada no Brasil.
  2. Construir e manter um marco de cultura e ensino do Budismo, com o propósito de preservar e fortalecer os laços da Comunidade Budista Theravada do Brasil e toda América do Sul.
  3. Levar a frente a renovação das diversas construções presentes nas terras do centro de meditação  atual em Santa Teresa.
  4. Construir e estabelecer um mosteiro budista de floresta para a moradia da Bhikkhu Sangha, em região de montanhas e florestas do Sudeste do Brasil.

Como ajudar o Rio Buddhavihara

Para assegurar a continuidade das atividades da Sociedade Budista do Brasil e a sustentabilidade financeira em todas as fases do Projeto, é necessário haver doações arrecadadas entre as Comunidades Budistas locais e internacionais. Toda e qualquer doação (trabalho, recursos ou outros) é bem-vinda e será assegurado o uso exclusivo dos recursos neste projeto, se assim for desejo do doador.

Tais recursos constituirão os fundos que tornarão possível o compromisso em construir a infra-estrutura básica (compra de terra e construções básicas) e a manutenção (alimentação, remédios etc.) de quatro membros da Sangha e de residentes (aspirantes) que poderão apoiar as atividades.

Você pode ajudar adquirindo uma camisa do Projeto Rio Buddhavihara!

Fale conosco

Caso você se interesse em ajudar financeira ou institucionalmente, participando no desenvolvimento do Projeto Rio Buddhavihara, sinta-se à vontade de nos contatar.

Dependemos completamente da generosidade de praticantes, budistas ou não, interessados na preservação da presença da Escola Budista Theravada no Brasil e em toda a América do Sul.

 


Informações:

sbb@riobudavihara.com
Tels. 21 2526 1411 ou 21 2245 4331

 

Sobre a SBB

© 2008 - SBB - Todos os direitos reservados

Estamos abertos ao público aos fins de semana, das 16h às 18h.

Estrada Dom Joaquim Mamede, 45
Santa Tereza - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20241-390
Tel.: 21 2245-4331 | 2526-1411
sbb@dharmanet.com.br

Criação e design: Néspoli - Consultoria em Internet

Última atualização:Mar/09